https://www.equipedubira.com.br

Alterações do Treino

 

 

MONITORAÇÃO DAS ALTERAÇÕES DO TREINAMENTO

         Desde o inicio dos anos 80 o uso de monitores de freqüência tem se popularizado e tem sido utilizado nas mais diversas modalidades e fins. Com variadas funções e valores o monitor tem se tornado uma peça fundamental dos atletas de fundo sendo usado em vários momentos: no treino, avaliação e competição.

Alguns pesquisadores tem buscado conhecer e entender o uso desses equipamentos feito pelos atletas chegando a algumas conclusões:

Descobrir a freqüência cardíaca máxima em cada modalidade, por exemplo num estudo com triathletas que durante a natação a freqüência cardíaca máxima era 15 batimentos menor que a corrida e 10 no ciclismo (37).

A freqüência cardíaca pode ser usada como indicador de intensidade de treino ou de competição, mas certos cuidados devem ser observados, em grandes distancias poderá existir variações no ritmo de prova e um aumento da freqüência cardíaca principalmente devido a ambientes quentes, tipos de terreno, umidade do ar e velocidade do vento.

Em dois estudo, com objetivo de verificar a freqüência cardíaca para controle de intensidade de treino e sua relação com os marcadores da intensidade de treino: limiares ventilatórios e anaeróbio. Um deles longitudinal feito com ciclistas profissionais de nível internacional durante o período de novembro a abril, com um total aproximado de 11.000 km de treino. Ao final do período, os marcadores de intensidade e sua relação freqüência cardíaca permaneceram estáveis depois de três avaliações em laboratório, mostrando que uma avaliação em laboratório é suficiente para uma adequada prescrição das cargas de treino, para atletas de elite, baseados em dados de freqüência cardíaca (15, 16).